O sonho de ter um filho é uma realidade para a grande maioria dos casais, mas, para se obter esse grande feito, alguns fatores masculinos e femininos precisam estar íntegros e funcionantes, ou seja, o casal precisa ser fértil. Muitos sinais e sintomas são bastante característicos de que algo não está normal no corpo em relação à fertilidade, por exemplo, e hoje serão apresentados alguns desses achados femininos que podem ser investigados precocemente para uma proposta de tratamento ágil.
Alguns sinais de apresentação são muito característicos de uma possível infertilidade feminina, entre eles a idade, as alterações anatômicas por onde ocorreria a fecundação, as alterações hormonais e as doenças que afetam direta ou indiretamente a ovulação, como a endometriose.
Mulheres acima dos 35 anos em diante tendem a apresentar uma diminuição da qualidade da ovulação até que esta cesse completamente através da menopausa, fato este muito relevante, pois com a maior dinamicidade do mundo e a maior inserção da mulher no mercado de trabalho, as mulheres estão cada vez mais adiando a gravidez para um futuro distante, o que tem favorecido o aumento da infertilidade.
Outras causas de infertilidade são as anatômicas. É muito comum uma mulher passar por uma consulta de rotina, realizar os exames solicitados (ultrassom, por exemplo) e receber o diagnóstico de alterações nas trompas uterinas ou no próprio útero. Infecções pélvicas, endometriose e malformações geralmente obstruem o trajeto dos óvulos em direção aos espermatozoides, dificultando a reprodução natural. Nesses casos, podem ocorrer diferentes sintomas, desde sangramentos anormais a queixas dolorosas durante as relações sexuais que devem ser muito bem investigadas.
As alterações hormonais, também importante causa de infertilidade, podem estar relacionadas a uma série de fatores e condições clínicas. Alguns sinais são muito característicos de que há uma alteração hormonal, entre eles, aumento da quantidade de pelos no corpo, aumento da acne, liberação de leite pelas mamas, diminuição da libido, entre outras.
Por fim, a endometriose, doença que afeta 1 em cada 10 mulheres na população, também é uma das principais causas de infertilidade conhecidas. Os sintomas são bastante diversos e dependem do tempo de início da doença. Costuma haver dor pélvica, dor durante as relações sexuais, infertilidade e sangramento menstrual intenso ou irregular.
Buscar ajuda profissional é muito importante para o casal que deseja realizar o sonho da gestação. Mulheres que apresentam ciclo menstrual irregular, tentam há mais de 1 ano engravidar e/ou apresentam cólicas muito fortes, por exemplo, devem passar por uma avaliação detalhada pois estes sinais indicam que algo de errado pode estar dificultando a reprodução natural.