Visando facilitar e possibilitar a gravidez em casais que apresentam certos problemas, como a infertilidade, os tratamentos de reprodução assistida oferecem diferentes técnicas e procedimentos específicos, como no caso da Fertilização in vitro (FIV).
E, uma das etapas mais importantes para quem está realizando o tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) é a punção dos folículos ovarianos para a obtenção dos óvulos. Este procedimento médico é realizado com o anestesista, especialista em reprodução humana, que aplica a anestesia durante a etapa da coleta de óvulos.
A punção folicular, ou coleta de óvulos como também é conhecida, é um procedimento que funciona desta maneira: nos ovários da mulher existem folículos, onde ficam os óvulos, que precisam ser retirados por meio da punção. Para garantir que eles estejam amadurecidos igualmente e em bom estado, os ovários são estimulados previamente.
Todo esse processo é realizado por aplicações de injeções com hormônios específicos, geralmente dois dias após o início da menstruação. Para garantir o sucesso do procedimento, acompanhamos através de um ultrassom transvaginal, que ajuda a analisar o melhor momento para ser feita a coleta dos folículos.
É realmente necessário conversar com um anestesiologista antes da FIV?
Muitas pessoas têm receio de anestesias, independentemente do procedimento médico que esteja sendo realizado. Até por isso, é importante conversar com um especialista da área antes de realizar a FIV, para ele poder tranquilizar e explicar sobre a segurança do ato anestésico.
Chegamos a conclusão de que a consulta pré-anestésica é um diferencial, e uma etapa fundamental do tratamento de fertilização in vitro. Uma forma de cuidado com o paciente, que neste processo, identifica necessidades e estratégias específicas conforme a avaliação clínica de cada pessoa.