A Síndrome do Ovário Preguiçoso é o nome dado à incapacidade de um dos ovários de nutrir os óvulos, prejudicando assim a maturação deles. Nestes casos, a dificuldade para engravidar pode ser uma consequência – afinal, o óvulo é um dos elementos-chave do processo reprodutivo.
O que causa a Síndrome do Ovário Preguiçoso?
Em linhas gerais, a Síndrome do Ovário Preguiçoso afeta apenas um dos ovários (esquerdo ou direito) e pode ser causado por diferentes motivos, como:
- Fatores hereditários;
- Desequilíbrio hormonal;
- Endometriose;
- Cisto ovariano;
- Degeneração dos folículos ovarianos;
- Processo natural de envelhecimento;
- Circulação sanguínea deficiente, entre outros.
Geralmente, a causa raiz é identificada com a ajuda de exames específicos, que visam investigar a infertilidade feminina.
É possível engravidar tendo a Síndrome do Ovário Preguiçoso?
Embora seja possível engravidar a partir de um único ovário saudável, especialmente quando a paciente possui um estilo de vida equilibrado, a Síndrome do Ovário Preguiçoso pode dificultar a concepção natural.
Sendo assim, mulheres diagnosticadas com a condição são fortes candidatas a recorrer às técnicas de reprodução assistida, como a Fertilização in Vitro (FIV).
Vale lembrar que, na FIV, existe tanto a possibilidade de usar os óvulos da própria paciente quanto recorrer à doação, sendo essa segunda opção especialmente indicada para aquelas que possuem problemas na produção de óvulos.
Quer saber mais sobre o passo a passo da FIV? Então confira a nossa página sobre o assunto!