Não é segredo que, atualmente, as técnicas de reprodução humana e a Medicina em geral proporcionam um prolongamento da vida reprodutiva da mulher. Hoje em dia, é muito comum ver mulheres de mais de 35 anos engravidando, por exemplo.
Pensando nisso, muitas pacientes já me perguntaram se existe e qual é a idade ideal para engravidar. Porém, já adianto que a resposta a esse questionamento não é e nem pode ser tão direta.
A verdade é que a decisão de ter um filho deve considerar muitos fatores, como idade, maturidade emocional, situação financeira e as próprias expectativas do casal. Por isso, não existe uma “idade ideal” única para todas as mulheres.
Se levarmos em conta as condições fisiológicas, a melhor idade para passar por uma gravidez seria entre os 20 e 30 anos, pois nesta etapa da vida a mulher tem maiores chances de engravidar e os riscos durante a gestação são menores. Depois dos 30 anos, por exemplo, a reserva ovariana começa a decair e os riscos de hipertensão gestacional e complicações no parto aumentam.
Todavia, nem todas as mulheres querem ou podem ser mães neste momento da vida. É comum que elas priorizem a carreira e os estudos antes de pensarem em ter um filho. Dessa forma, também podem se preparar melhor para a maternidade. Nesses casos, também podem contar com diversas técnicas da reprodução humana, como o congelamento de óvulos para preservar a qualidade deles e possibilitar maiores chances de sucesso na concepção futura.
Existem vantagens nos dois casos, e por isso a escolha da idade para engravidar é subjetiva, não havendo uma única resposta correta. O mais importante é que a escolha do momento de se tornar mãe seja feita de forma consciente, de acordo com todo o contexto do casal, e sem ceder a pressões externas.