O assunto fertilidade vem recebendo cada vez mais adeptos, inclusive do sexo masculino, o que representa um ganho muito importante para esse tema que por muito tempo foi considerado um tabu na sociedade. Nesse sentido, cada vez mais se investiga as causas da dificuldade gestacional de um casal e, para isso, tanto o homem quanto a mulher precisam passar por uma série de investigações, a fim de se pensar em uma alternativa para o tão sonhado objetivo de ter um filho.
Nessa investigação, existe uma glândula de suma importância que para muitos pode passar despercebida: a tireoide. Essa pequena estrutura localizada no pescoço é uma das responsáveis por controlar o metabolismo completo do indivíduo desde o nascimento e, ainda, está diretamente envolvida quando o assunto é fertilidade.
Recentes estudos internacionais e nacionais denotam a importância de se investigar a glândula tireoide diante de um casal que apresenta dificuldades para engravidar, uma vez que pode afetar tanto os testículos quanto os ovários. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem prejudicar a fertilidade da mulher, embora não elimine sua possibilidade de gravidez, ou seja, uma mulher que apresenta distúrbios tireoidianos pode sim engravidar, porém apresenta maiores taxas de complicações quando comparadas às mulheres com glândula normofuncionante.
Alguns sintomas das doenças tireoidianas são fadiga, cansaço extremo, intolerância ao frio, queda de cabelos, agitação, sudorese, irregularidade menstrual, ressecamento da pele, entre tantos outros, que, embora não específicos, devem ser avaliados por um profissional, no intuito de diagnosticar doenças comuns que causam impacto significativo na vida dos indivíduos.
Fica claro, assim, que conhecer o perfil tireoidiano de um casal que chega ao especialista com dificuldades para engravidar é de fundamental importância, já que podem existir doenças reversíveis, quando tratadas precocemente, mas de grande impacto social pela associação com dificuldades de concepção, abortos de repetição e complicações periparto.