Vários fatores podem atrapalhar a sonhada gravidez. Geralmente, a origem está em problemas de saúde e condições orgânicas, porém, existem casos nos quais a causa da infertilidade não é totalmente descoberta (mas mesmo assim ainda pode ser tratada).
A idade, por exemplo, é um fator determinante. Nas mulheres, após os 35 anos a reserva ovariana começa a reduzir consideravelmente, além do envelhecimento dos óvulos já existentes, afinamento do endométrio (situação que atrapalha a implantação do embrião) e ciclos menstruais irregulares.
No público masculino, a produção dos espermatozoides também é afetada, pois com o passar dos anos, os gametas perdem a qualidade em decorrência de danos no DNA espermático, infecções adquiridas, exposição a agentes poluentes e alterações hormonais.
Uma observação importante é que, no caso dos homens, a queda na qualidade dos espermatozoides também está associada ao estilo de vida (tanto o atual quanto o praticado ao longo da vida).
Apesar de ser um importante fator, a idade não é o único obstáculo para quem deseja engravidar e não consegue. Outras situações e até mesmo doença podem estar associadas. Veja abaixo!
Principais causas de infertilidade feminina:
Principais causas de infertilidade masculina:
- Criptorquidia (testículos que não desceram);
- Obstrução do canal por onde passam os espermatozoides;
- Fatores genéticos e hormonais;
- Infecções (prostatites, uretrites, infecções urinárias);
- Varicocele;
- Traumas (pancadas) testiculares;
- Doenças neurológicas;
- Diabetes;
- Radioterapia e quimioterapia.
Procure ajuda especializada
Independente da causa ou do diagnóstico positivo para infertilidade, é fundamental saber que existem métodos de conceber a gravidez. A reprodução humana é a área da medicina capaz de ajudar pessoas e casais que sonham em ter um filho. Atualmente, os tratamentos estão modernos, além de sólidas comprovações cientificas. Portanto, procurar ajuda especializada é o primeiro passado para alcançar o seu sonho.