Essa é uma pergunta muito comum e é sabido do medo e da angústia que acometem o casal quando o assunto é reprodução. A primeira informação é que, embora seja compreensível, não há motivos para sentir vergonha de buscar ajuda, principalmente para uma das causas mais importantes dessa vida que é o desejo em se ter um filho.

Frequentemente há relatos de pacientes que se dizem muito desgastados e acabam não buscando auxílio profissional. Hoje, esse texto é para você que se sente nessa situação, com muita vontade de realizar o sonho da gestação, mas ao mesmo tempo com o receio do que as outras pessoas irão imaginar. Retire esse sentimento de você e lute (junto com a parceira ou parceiro) pelo objetivo principal que é ter o tão esperado bebê.

Antes de tudo, é necessário saber quando buscar ajuda. Primeiro, o casal em que a mulher tem menos de 35 anos e já está há 1 ano na tentativa de ter um filho pelos métodos naturais, deve buscar um acompanhamento. 

Para as mulheres entre 35 e 40 anos, pode-se aguardar 6 meses de tentativas, com relações sexuais desprotegidas e sem a utilização de métodos contraceptivos. Já, aquelas maiores que 40 anos, estas sim, precisam iniciar a acompanhamento com especialista imediatamente para que as possibilidades terapêuticas sejam apresentadas.

A gravidez espontânea é o objetivo de todo casal, porém, nem sempre ela estará presente, para isso, outras estratégias devem ser lançadas mão no intuito de preservar o desejo reprodutivo e uma boa equipe de profissionais especialistas no assunto ajuda bastante.

O casal precisa, de fato, passar por uma avaliação completa inicial para que possíveis causas da infertilidade sejam identificadas e tratadas. Não hesite, portanto, em buscar ajuda profissional, principalmente quando há sintomas como dor pélvica crônica, irregularidades menstruais ou idade mais avançada.