A Fertilização in Vitro (FIV) é um dos tratamentos de reprodução assistida mais aplicados em todo o mundo. Em meio a tanto sucesso, é comum que surjam dúvidas sobre o procedimento… Sendo a dúvida sobre a idade ideal para realizá-lo uma das mais comuns.
Embora não exista a “idade certa” para exercer a maternidade, a FIV é um método que demanda planejamento – principalmente para as mulheres que desejam utilizar os próprios óvulos durante o processo.
Afinal, a partir dos 35 anos, geralmente a mulher já perdeu mais da metade de seus gametas. E, a cada ano que passa, essa queda da fertilidade se acentua um pouco mais.
Planejando a gravidez
Para as mulheres que desejam engravidar tardiamente, o caminho mais indicado é realizar o congelamento de óvulos até os 35 anos, para que possam vir a ser usados no futuro por meio da Fertilização in Vitro.
Mas atenção: assim como ocorre na fecundação natural, as taxas de sucesso da FIV também costumam diminuir significativamente conforme a idade da paciente aumenta. Quanto mais próximo dos 35 anos, maiores as chances de uma gravidez bem-sucedida!
Além disso, o Conselho Federal de Medicina não recomenda que a técnica seja adotada por pacientes com mais de 50 anos, já que, após essa idade, aumentam-se os riscos de complicações.
Porém, vale pontuar que essa é apenas uma estimativa. Cada caso é único e pede por uma avaliação individualizada. Somente após uma consulta minuciosa junto a um especialista em reprodução assistida que é possível determinar qual o melhor caminho a seguir.
Se precisar de ajuda, os médicos da Clínica Conceber estão à disposição!