O paciente em idade fértil que recebe o diagnóstico de câncer, precisa recorrer ao especialista de Reprodução Humana, que realiza a manutenção do potencial fértil de homens e mulheres em idade reprodutiva que enfrentam um câncer.
Com o intuito de desenvolver e aplicar opções para a preservação de fertilidade em jovens pacientes com doenças ou tratamentos que podem ocasionar em riscos à fertilidade.
Entenda como a fertilidade da pessoa pode ser afetada pelo câncer
O paciente oncológico, que vai passar por um tratamento, procura a cura completa daquela doença. Contudo, esse tratamento pode causar efeitos colaterais, como a infertilidade.
O tempo passou e os tratamentos estão mais eficazes e menos danosos à saúde e qualidade de vida do paciente oncológico, no entanto, acredita-se que o prejuízo à fertilidade possa afetar entre 25% e 60% dos pacientes com câncer.
O que fazer diante desta situação?
Por isso, é importante que especialistas em reprodução humana atuem junto com o oncologista a fim de preservar a capacidade reprodutiva, seja do homem ou da mulher.
Existem diversas técnicas, porém, as mais utilizadas são a criopreservação de espermatozoides, o congelamento de óvulos, de embriões e de tecido ovariano. Clinicamente testadas e aceitas, são grandes aliadas para a proteção reprodutiva.