Existem casos de mulheres com histórico de produção de óvulos imaturos, aqueles óvulos que estão com a qualidade comprometida ou em pouca quantidade, mesmo após a estimulação ovariana. Essas situações acabam prejudicando a fertilização e a posterior concepção.
Assim, precisamos recorrer a outras técnicas para superar esse obstáculo e transformar o sonho da maternidade em realidade. O “Duplo Gatilho” (Duo Trigger) é um protocolo que costuma ser indicado para pacientes com histórico de óvulos imaturos em ciclos anteriores. Ele é baseado na utilização de dois medicamentos diferentes que estimulam a ovulação: o agonista de GnRH e a gonadotrofina coriônica humana (hCG). O uso desses medicamentos tem o objetivo de garantir mais óvulos maduros para a realização da Fertilização In Vitro.
Diversos especialistas em reprodução humana administram ambos os medicamentos com a intenção de realizar a maturação dos óvulos, aumentando as chances de gravidez. A função do protocolo Duplo Gatilho é fazer com que a estimulação ovariana imite o ciclo natural realizado pelo organismo, porém potencializando a quantidade e a qualidade de gametas.