O útero é um dos órgãos mais importantes do sistema reprodutor feminino; é nele que acontece todo o desenvolvimento do bebê durante a gestação. A porção superior do útero é considerada o fundo do órgão, enquanto a inferior é onde fica o colo do útero ou o cérvice.
De forma geral, as mulheres costumam apresentar o útero para frente, flexionado para frente, localizado logo à frente da bexiga. Esta posição é conhecida como anteversão ou anteversoflexão. No entanto, existem também casos em que o útero se encontra localizado para trás, em direção à coluna vertebral, posicionamento conhecido como retroflexão.
Esta mudança de posicionamento não é considerado algo grave. Na realidade, trata-se de uma alteração previsível que pode não gerar grandes repercussões. Ainda assim, é importante que a mulher com útero retrovertido tenha atenção a alguns fatores, como dores nas costas, dores durante a relação sexu@l, cólicas muito intensas associadas com aumento do fluxo menstrual, dentre outros sinais.
Sendo assim, caso tenha descoberto recentemente que o seu útero é retrovertido, pode ficar tranquila: esta é uma variação normal e geralmente isso não representa grandes riscos para uma gravidez. Entretanto, se começar a notar dificuldade para engravidar, vale a pena investigar as causas do problema.