Fertilização In Vitro (FIV) – o que é, como funciona e indicações
As altas taxas de sucesso da fertilização in vitro, que podem chegar até 60% já na primeira tentativa, é uma das razões da grande procura e recomendação do tratamento para casais ou pessoas que não conseguem engravidar.
Se você está procurando aprender mais sobre a fertilização in vitro, este conteúdo pode ajudar.
O que é a fertilização in vitro?
A fertilização in vitro é um procedimento médico onde os óvulos de uma mulher são coletados e fertilizados em um laboratório com o esperma do parceiro ou de um doador.
Os embriões formados são então transferidos para o útero da mulher, onde podem implantar e se desenvolver em uma gravidez.
A FIV pode ser indicada para casais com dificuldade em engravidar naturalmente, incluindo diversos diagnósticos de infertilidade, endometriose, obstrução das trompas de falópio ou outras condições médicas.
Como funciona a fertilização in vitro?
A fertilização in vitro é um processo complexo que envolve várias etapas. Aqui está uma visão geral de como funciona:
- Estimulação ovariana: A mulher recebe injeções de hormônios para estimular seus ovários a produzir mais óvulos do que o normal e, desta forma, mais embriões poderão ser formados.
Simultaneamente, os espermatozoides do parceiro são recolhidos.
- Coleta de óvulos: Os óvulos são coletados através de um procedimento guiado por ultrassom, a etapa seguinte é realizar a punção folicular, ou seja, os óvulos serão retirados.
- Fertilização: Os óvulos são colocados em uma placa de Petri e misturados com esperma para fertilização.
- Desenvolvimento embrionário: Os embriões resultantes são monitorados em um laboratório para determinar sua qualidade e desenvolvimento.
- Transferência de embriões: Os melhores embriões são transferidos para o útero da mulher através de um cateter inserido na vagina. Após a transferência, é preciso aguardar alguns dias para que o embrião se implante na parede do útero e a gravidez seja confirmada.
- Teste de gravidez (Beta HCG): Passados os dias recomendados pelo especialista, um teste de gravidez é realizado para determinar se a fertilização foi bem-sucedida.
Por que escolher a fertilização in vitro?
A fertilização in vitro é uma opção atraente para muitos casais que possuem o diagnóstico da infertilidade porque oferece altas taxas de sucesso em comparação com outros tratamentos.
A FIV pode ser indicada para:
- Mulheres que fizeram congelamento de óvulos e agora desejam engravidar de um filho biológico;
- Casais que apresentam dificuldade na chegada dos espermatozoides até o óvulo feminino;
- Mulheres com laqueadura;
- Endometriose;
- Idade materna avançada;
- Mulheres que tiveram problemas na produção de óvulos e optaram por receber óvulos de uma doadora;
- Casos de infertilidade sem causa aparente;
- Casais homoafetivos;
- Mulheres e homens que desejam produção independente;
- Evitar a transmissão de doenças genéticas hereditárias.
Qual o valor da Fertilização in vitro?
Os valores investidos na fertilização in vitro (FIV), ou seja, o preço da fertilização in vitro é uma dúvida comum, no entanto, as normas éticas do Conselho Federal de Medicina (CFM) não permitem que médicos divulguem esse tipo de informação na internet.
Embora seja uma prática proibida, por outro lado, não há como definir valores exatos de uma fertilização in vitro, e isso por diversos motivos.
Um deles é que todo e qualquer tratamento para infertilidade é extremamente individual. Não é possível fazer comparações, pois cada paciente demanda um planejamento.
Então, o primeiro passo para quem deseja engravidar é a consulta de avaliação com o médico especialista em reprodução assistida.
Com as informações corretas e uma equipe de profissionais experientes, você pode ter uma chance maior de realizar o sonho de ter um filho.
Navegue entre as especialidades
A Clínica
Reprodução Humana & Tratamentos
Área do Paciente
Área Médica
Atualize-se sobre medicina reprodutiva
Artigos
Notícias
Vídeos
Revistas