A fertilização in vitro é uma das técnicas mais modernas e mais eficazes de reprodução assistida, e desde que foi criada é apontada como uma das principais soluções para casais que enfrentam a infertilidade, mas têm o sonho de ter um filho. Apesar disso, ainda existem chances de falha e, devido a isso, a dúvida de muitos pacientes é exatamente esta: quantas vezes o casal pode tentar a FIV?
A verdade é que não existe um número máximo de tentativas na FIV, contudo é importante certificar de que há ainda chances reais de ter um resultado bem-sucedido. Isso significa que é necessário fazer exames, tanto no homem como na mulher, para verificar se o material genético não tem problemas que impeçam a fecundação.
De modo geral, no caso de mulheres até 35 anos, estima-se que o resultado positivo para o beta-HCG vem em três tentativas; já no caso de mulheres acima dessa idade, pode ser necessário cinco ou até sete tentativas. Vale lembrar também que é um processo desgastante, tanto física quanto psicologicamente, além de exigir um grande investimento financeiro.
Por isso, caso após algumas tentativas a gravidez não seja confirmada, pode ser interessante pensar na doação de óvulos ou de espermatozoides, ou até na barriga solidária. Todos esses são métodos de reprodução assistida muito bem estudados e com boas chances de sucesso.